quarta-feira, 28 de abril de 2010

Escola de Papel!

Olá,

Esse é apenas o início dessa caminhada!

Primeiramente, convidamos a refletir sobre o que vem a ser "Escola de Papel"!

Dê a sua primeira opinião!

Abraços

8 comentários:

  1. No meu ponto de vista "Escola de Papel" é aquela que não tem uma fundamentação teórica, não tem uma proposta pedagógica, não tem uma proposta curricular,não tem uma gestão democrática e participativa ou até mesmo aquela que tem e não coloca em ação, por comodismo e ainda por não colocar o educando em primeiro plano.É uma Escola frágil, sem estruturação pedagógica.Gildeny

    ResponderExcluir
  2. Na minha concepção,Escola de Papel,é aquela onde não há um planejamento construído coletivamente e que a prática pedagógica não condiz com a realidade do aluno . Ainda hoje há professores que não estão comprometidos com a aprendizagem dos alunos e ensinam basicamente pela exposição oral sem dar abertura ao educando para pensar,refletir,questionar de forma prazerosa,criativa,lúdica e motivadora.Enfim, é uma escola que está aí só para passar o aluno de ano,sem se preocupar com a qualidade de ensino e que tipo de aluno esá formando para a sociedade. E em consequência disso , é que gera para o mercado de trabalho profissionais despreparados.

    ResponderExcluir
  3. Olá Gildeny e Mariland...

    Obrigada por compartilhar conosco as suas impressões em relação ao nosso questionamento.

    Perguntamos... o que poderemos fazer para que essa escola de "papel" se transforme em uma escola que exerça um "papel social"???

    Aguardamos posicionamentos de vocês e dos demais seguidores, ok?

    Abraços,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Oi Pessoal,
    Gostei primeiro das cores... pois para mim as cores significam muito, uma vez que retratam a vida... e, em muitas vezes a alegria de viver.
    A escola de papel para mim, é aquela que pode ser reinventada sempre, de acordo com os contextos, com as possibilidades de mudança, de avaliação e de EVOLUÇÃO do sistema social organizado e dos homens enquanto responsáveis pela manutenção da vida... sempre quando penso no papel, me lembro das dobraduras, então a escola de papel é essa, que se faz de acordo com a imaginação, criatividade, necessidade, possibilidade de cada sujeito e de cada espaço social.

    Beijocas,

    Mary

    ResponderExcluir
  5. Olá colegas!
    “Escola de Papel” é uma expressão bem sugestiva. Eu entendi que é aquela que exerce com criatividade, com amor e determinação o seu papel pedagógico e social. Que vai a luta, supera as dificuldades e consegue cumprir com as metas e objetivos que traçou no seu PPP no intuito de promover o sucesso escolar de seus alunos.
    Abraços,
    Mirileyde

    ResponderExcluir
  6. Sabemos que o papel mesmo depois de utilizado ainda pode ser reciclado e reutilizado. Assim, pode ser a escola de "papel", um instrumento que pode ser transformado, reinventado, inovado. A escola pode ser como um papel onde se registra, apaga se for preciso e registra novamente as idéias, as ações, as diretrizes...de modo que ela possa exercer bem o seu papel social.

    ResponderExcluir
  7. Penso que Escola de Papel significa desde pequenas dobraduras até a origami que as vezes parece difícil, tudo depende do esforço, da boa vontade.Assim é a escola que pode começar com as pequenas ações e vai ampliando para um "modelo" mas elaborado de forma coletiva

    ResponderExcluir
  8. Quando disseram que o blog se chamava escola de papel, achei o tema interessante e curioso. Pois quando se trata de tomá-la como ser de papel, lembrei me da disparidade da escola que temos, da que idealizamos e sonhamos. Das coisas que se coloca no papel e não praticamos. Porém passei a refletir fora dos provérbios populares e me questionei: Porque escola de papel? E compreendi que temos que nos assumir mais como uma instiuição que tem o seu papel específico diante da sociedade, formar cidadãos, cultivar valores humanos, sistematizar o conhecimento, promover a participação de todos no desenvolvimento dos alunos, exercer democracia...

    ResponderExcluir